Com base nas experiências de geração de índices de confiança, o IPEAD encontra-se devidamente capacitado para desenvolver metodologias, pesquisas e cálculos de índice de Confiança da Indústria de uma determinada cidade ou região, dentro dos melhores padrões técnicos. Este índice tem a finalidade de explicitar as expectativas dos empresários do setor em relação a diversos aspectos conjunturais, captando, por exemplo, tendências de aumento ou redução nas atividades e número de postos de trabalhos em uma determinada cidade ou região.
O monitoramento mensal das expectativas dos empresários se torna uma ferramenta estratégica, dado que tem capacidade de captar com antecedência as tendências do setor, para subsidiar as entidades de classe e o Governo no planejamento, acompanhamento e proposições de revisões das políticas específicas do setor.
Os gestores, públicos e privados, estão, cada vez mais, preocupados com a satisfação dos usuários dos serviços prestados por suas instituições. Neste contexto, o IPEAD se apresenta como uma instituição devidamente capacitada para desenvolver metodologias, pesquisas e cálculos de índices de Confiança de Usuários de Serviços, públicos (secretarias, prefeituras, secretarias de estado, governo de estado, agências reguladoras e empresas públicas) e privados.
O acompanhamento sistemático deste indicador tem como objetivo fornecer, aos gestores, informações necessárias para, além de conhecer de forma detalhada os níveis de satisfação, melhorar a qualidade do serviço prestado, levando em consideração a opinião de quem realmente é usuário do serviço.
Com base nas experiências de geração de índices de confiança, o IPEAD encontra-se devidamente capacitado para desenvolver metodologias, pesquisas e cálculos de índice de Confiança do Comerciário e Lojista de uma determinada cidade ou região, dentro dos melhores padrões técnicos. Este índice tem a finalidade de explicitar as expectativas dos empresários do setor em relação a diversos aspectos conjunturais, captando, por exemplo, tendências de aumento ou redução nas atividades e geração ou fechamento de postos de trabalhos em uma determinada cidade ou região. O monitoramento mensal das expectativas dos empresários se torna uma ferramenta estratégica, dado que tem capacidade de captar com a devida antecedência as tendências do setor, para de subsidiar as entidades de classe e o Governo no planejamento, acompanhamento e proposições de revisões das políticas específicas ao setor.
O monitoramento mensal das expectativas dos empresários torna-se uma ferramenta estratégica, dado que tem capacidade de captar com antecedência as tendências do setor, para subsidiar as entidades de classe e o Governo no planejamento, acompanhamento e proposições de revisões das políticas e programas.
O IPEAD possui experiência significativa no desenvolvimento de metodologia e cálculo de índice de Confiança do Consumir - ICC. O ICC é um indicador cuja finalidade é explicitar a opinião dos consumidores em relação a diversos aspectos conjunturais capazes de afetar as suas decisões de consumo, pagamento e poupança no curto, médio e longos prazos. Neste sentido, o ICC constitui-se em um indicador antecedente das atividades econêmicas.
O monitoramento do sentimento do consumidor, por meio do ICC, é estratégico para orientar o planejamento de estoques e investimentos no comércio varejista de uma determinada cidade ou região. Além disso, a metodologia do ICC, proposta pelo IPEAD, permite hierarquizar, mês a mês, as intenções de compra dos consumidores em relação a diversos grupos de produtos/serviços.
Os índices de preços setoriais medem os custos específicos de determinados setores ou atividades. São indicadores econômicos utilizados como parâmetros nos processos de avaliação e concessão de reajustes de contratos com a administração pública (regulado pelo inciso XI, artigo 40 da lei 8.666/83) e também de contratos da iniciativa privada, na manutenção da saúde econômica dos contratos de venda de produtos ou prestação de serviços, na avaliação e concessão de reajustes em tarifas e serviços prestados sob a regulação de agências reguladoras e de acompanhamento sistematizado das alterações de preços de uma determinada cadeia produtiva ou setor da economia.
Com estrutura adequada, software e equipe especializada, o IPEAD encontra-se capacitado para prestar serviços técnicos especializados de identificação e/ou construção de índices setoriais.
A Sondagem Setorial tem como objetivo avaliar o desempenho e perspectiva de determinado setor da economia. A Sondagem pode abranger os vários setores de atividades da indústria, do comércio e do serviço.
A Sondagem Setorial compreende as atividades de construção de indicadores específicos, desenvolvimento da metodologia de pesquisa, definição do plano amostral das empresas a serem pesquisadas, construção e validação do questionário, treinamento adequado e continuado da equipe executora, realização da pesquisa de campo de acordo com a série temporal proposta na metodologia, processamento e críticas dos dados, cálculo dos indicadores propostos e confecção dos relatários finais.
Por meio dos resultados da Sondagem Setorial, contemplados nos relatórios finais, as entidades de classe, as empresas e o Governo podem quantificar o desempenho e perspectiva do setor, identificar mudanças no desempenho e perspectivas, planejar ações e propor revisões nos planos e políticas existentes com o propósito de alcançar, de forma sustentada, o desenvolvimento do setor avaliado.