Institucional > Estrutura Orgânica
Estrutura Orgânica

A Fundação IPEAD é constituída por um Conselho Curador, um Conselho Diretor, um Conselho Consultivo e um Conselho Fiscal.

Conselho Curador

É o órgão máximo de deliberação da Fundação IPEAD, constituído por:

  • 3 (três) docentes da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, e seus respectivos suplentes, indicados pela Congregação;
  • 4 (quatro) membros indicados pelo Conselho Universitário da UFMG, e seus respectivos suplentes, perfazendo maioria da composição do Conselho Curador, sendo que um dos membros deverá provir de entidade científica, empresarial ou profissional, sem vínculo com a Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Conselho Diretor

    É o órgão Diretivo da Fundação IPEAD, constituído por:

  • 1 (um) docente dos departamentos da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, indicado pelo Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, que em sua falta ou impedimento será substituído pelo respectivo suplente;
  • 4 (quatro) docentes dos departamentos da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, eleitos pelas assembleias departamentais, ouvida a congreção, que em suas faltas ou impedimentos serão substituídos pelos respectivos suplentes.
  • Conselho Consultivo

    É o órgão de consulta e aconselhamento da Fundação IPEAD, constituído pelo:

  • Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, ou na sua falta, o Vice-Diretor;
  • 4 (quatro) Chefes dos Departamentos da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, que em suas faltas ou impedimentos serão substituídos pelos respectivos subchefes;
  • 2 (dois) Coordenadores dos Centros de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, que em suas faltas ou impedimentos serão substituídos pelos respectivos subcoordenadores;
  • 1 (um) Diretor do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, que em sua falta ou impedimento será substituído pelo respectivo vice-diretor;
  • 1 (um) representante dos Técnicos Administrativos da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, eleitos pelos seus pares, ouvida a congregação, que em sua falta ou impedimento será substituído pelo respectivo suplente.

  • Conselho Fiscal

    É o órgão de fiscalização e controle interno, constituído por:

  • 3 (três) integrantes titulares e 3 (três) suplentes, nomeados pelo Diretor da Faculdade de Ciências Econômicas, ouvida a Congregação.
  • Presidência

    Presidente
    Prof. Cândido Luiz De Lima Fernandes

    Economista pela UFMG (1973). Bacharel em Direito pela PUC-MG (1974). Mestre em Economia pelo CEDEPLAR-UFMG (1988). Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da UFRJ (1997). Professor Aposentado do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG (1975-2010). Ex-Diretor do Centro de Estatística e Informações da Fundação João Pinheiro (1993-1994). Ex-Vice-Diretor da FACE-UFMG (1997-2001). Ex-Presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (2011). Atualmente Professor da UNIFENAS (desde 2011). Presidente da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de Minas Gerais (IPEAD) (desde 2015). Membro (suplente) do Conselho Fiscal da Fundação Dom Cabral (desde 2013). Consultor na área de Economia, tendo prestado diversos serviços como sócio da PSM Consultores Associados Ltda. Professor convidado de vários cursos de pós-graduação lato e stricto sensu (Fundação Dom Cabral, CEPEAD-UFMG, IEC- PUC, etc). Tem inúmeros trabalhos publicados em revistas, livros e anais de congressos em Economia.
    Superintendência Geral

    Superintendente Geral e Coordenador de Projetos
    Prof. Renato Mogiz Silva

    Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), Especialista em Gestão Estratégica em Finanças pelo CEPEAD/UFMG (2001), Mestre em Administração de Empresas com ênfase em Finanças (2005). Professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação onde ministra disciplinas de Gestão de Projetos, Administração Financeira e Economia.
    Coordenações de Áreas

    Coordenadora de Pesquisas e Desenvolvimento
    Thaize Vieira Martins Moreira

    Graduada em Estatística pelo Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais (2008), mestre em Estatística pelo ICEx/UFMG (2011) e pós-graduada em Controladoria e Finanças pela Faculdade de Ciências Económicas da UFMG (2016).