Projetos e Serviços > Consultoria Técnica Especializada
Consultoria Técnica Especializada
Análise estatística de dados

Trata-se de um trabalho voltado para empresas públicas e privadas que buscam compreender, com mais propriedade, determinadas situações em torno do seu negócio com o propósito de tomar decisões estratégicas e acertadas.

Munido de estrutura própria, software profissional e equipe especializada e experiente, o IPEAD encontra-se devidamente capacitado para desenvolver, com agilidade e baixo custo, análise estatística de dados por meio de rigorosos padrões técnico-científicos de estatística e de econometria.

Diagnóstico Setorial

O Diagnóstico Setorial, desenvolvido pelo IPEAD, tem como objetivo identificar, por meio de pesquisa qualiquantitativa, amostral ou censitória, características relevantes do setor (tais como movimentação econômica, abrangência das operações, concentração ou dispersão, e etc), dos prestadores de serviços (porte, volume movimentado, região de atuação, número de funcionários, e etc) e dos usuários ou consumidores dos serviços/produtos (características socioeconômicas, hábitos e quantidade de consumo, nível de satisfação, nível de conhecimento dos órgãos reguladores, nível de conhecimento dos direitos dos consumidores, e etc).

O Diagnóstico Setorial difere da Sondagem Setorial apenas no que se refere é série histórica da pesquisa, dado que a Sondagem Setorial contempla a repetição da pesquisa/sondagem várias vezes, formando uma série temporal, enquanto que o Diagnóstico Setorial compreende, na maioria das vezes, uma única e ampla pesquisa.

Diagnóstico Socioeconômico Municipal, estruturado por bairro/distrito/povoado

Construído a partir dos microdados do Censo Demográfico de 2010, do IBGE, o IPEAD apresenta, por meio de gráficos e tabelas, a realidade recente de cada bairro/distrito/povoado do município. O Diagnóstico contempla informações sobre educação, saneamento, rendimento, demografia, condições do domicílio, etc.

Voltado, principalmente, para a gestão pública, o Diagnóstico tem como principais objetivos servir de instrumento gerencial, de planejamento e de controle de políticas públicas, a partir de dados recentes e oficiais, permitir avaliações comparativas entre bairros/distritos/povoados, sustentar planos de captação de recursos para o município, orientar investimentos públicos e privados, subsidiar reuniões e orientar a construção e/ou revisão do Plano Diretor Participativo Municipal.

Geração de Indicadores de Eficiência, Efetividade e Eficácia

Por meio do indicador de eficiência é possível mensurar se estão sendo realizadas, de forma correta, as atividades ou processos de uma empresa, departamento ou repartição. Por meio do indicador de eficácia é possível mensurar se as coisas certas estão sendo realizadas e por meio do indicador de efetividade é possível mensurar se as coisas certas estão sendo realizadas de forma correta.

Os indicadores de eficiência, eficácia e efetividade, considerados indicadores de avaliação da qualidade da administração pública ou privada, têm se tornado, cada vez mais, informações estratégicas para profissionais que atuam nas atividades de planejamento, organização, gestão e controle de instituições públicas ou privadas.

Munido de software profissional e equipe especializada e experiente, o IPEAD encontra-se capacitado para gerar e calcular indicadores de eficiência, eficácia e efetividade, dentro de rigorosos padrões técnico-científicos.

Metodologia e cálculo da Inflação Interna

A inflação interna é vista como indicador estratégico capaz de medir, de forma sistemática, a evolução dos custos dos serviços prestados ou produtos vendidos por empresas públicas ou privadas.

A partir da inflação interna, é possível atualizar preços dos serviços prestados e produtos vendidos, subsidiar renegociação de valores contratuais para a manutenção da saúde econômica dos contratos, sustentar uma gestão eficiente de custos e compras, possibilitar comparações com diversos índices de inflação e subsidiar a avaliação de resultados e tomada de decisões estratégicas.

Por meio de equipe especializada, com experiência no tema, o IPEAD encontra-se capacitado para ministrar cursos, propor metodologias e desenvolver os cálculos da inflação interna de instituições públicas e privadas, dentro de rigorosos padrões técnico-científicos.

Modelos economótricos

A aplicação de modelos econométricos sobre bancos de dados e informações vêm sendo demandada por empresas públicas e privadas que buscam profissionalizar sua gestão. O IPEAD, por meio de sua equipe especializada, encontra-se capacitado para aplicar o modelo econométrico mais adequado aos mais diferentes casos, transformando um conjunto de dados em informações estratégicas. A partir dos resultados deste trabalho, as empresas podem reduzir consideravelmente erros em suas previsões, otimizar gastos e maximizar ganhos.

Pesquisas qualitativas, quantitativas e qualiquantitativas

Por meio de equipe especializada, com experiência em construção de metodologias de pesquisas qualitativas, quantitativas e qualiquantitativas, o IPEAD encontra-se preparado para elaborar, dentro de rigorosos padrões técnicos científicos, metodologia de pesquisa mais adequada possível, que possa responder a(s) questão(ões) ou atingir o(s) objetivo(s) de uma investigação proposta pela instituição demandante. Além disso, o IPEAD conta com equipe técnica com considerável experiência em todas as etapas de implementação e realização da pesquisa, dentre elas a etapa de definição de plano amostral, construção e validação de questionários ou formulários eletrônicos, construção e validação de roteiros de entrevistas, coleta de dados e pesquisa de campo, compilação dos dados, transcrição de entrevistas e geração de relatórios.

Plano Diretor Participativo

O Plano Diretor Participativo, regulamentado pela Lei Federal de 10.257 de 10/07/2001, também conhecida como Estatuto da Cidade, é considerado um dos mais importantes instrumentos de promoção e acompanhamento de políticas de desenvolvimento sócio-econômico e urbano dos municípios.

Em decorrência da qualificação técnica e da experiência dos profissionais da Fundação IPEAD, o Ministério das Cidades o credenciou como "Instituição Capacitada a elaborar Planos Diretores e estudos de apoio aos respectivos planos" dentro dos padrões estabelecidos pelo Estatuto da Cidade.